terça-feira, 26 de novembro de 2013

Conheça a diversidade linguística ao redor do mundo - que países possuem mais línguas?


A maior parte do mundo tem uma diversidade de idiomas muito maior do que a presença de grande idiomas nacionais sugere

Apesar da ideia de que o inglês é falado nos EUA, o chinês na China e o russo na Rússia, a maior parte do mundo é muito mais diversa do que a presença de grande idiomas nacionais sugere. Na verdade, países monolinguísticos são difíceis de encontrar. A tabela abaixo mede a diversidade linguística de duas maneiras diferentes: o número de idiomas falados no país e o índice Greenberg de diversidade, que dá nota aos países baseado na probabilidade de que dois cidadãos compartilhem uma mesma língua mãe.
Estados Unidos, Rússia, Brasil, China e México têm mais de 100 idiomas cada, mas marcam relativamente poucos pontos no índice de diversidade, porque o inglês, o russo, o português, o chinês e o espanhol cresceram a um nível no qual ameaçam destruir as muitas e minúsculas línguas nativas. Em contraste, a rivalidade linguística e a relativa pobreza impediu que uma única língua dominasse países como a Índia e a Nigéria, que marcam muitos pontos no índice de diversidade.
A geografia é um fator adicional. As muitas ilhas da Indonésia e das Filipinas abrigam uma grande variedade de línguas, apesar de serem países com renda-média. A pobreza e a geografia se unem para tornar o Congo e a Papua Nova-Guiné os países com maior diversidade linguística no mundo.

Clique na imagem para ampliar

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...