sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Antologia de Poesia Missionária

*

UM CONVITE A TODOS OS POETAS EVANGÉLICOS

Meu querido irmão, graça e paz.

Há pelo menos dois anos eu venho acalentando um sonho: organizar uma pequena Antologia de Poemas Missionários. 

Dado meu duplo envolvimento com estes temas – a promoção e divulgação da Poesia Evangélica, através do blog homônimo, e também com a obra missionária, através dos blogs Veredas Missionárias e Equattoria - percebi esta lacuna, no tocante a material devocional/inspirativo sobre este tema fundamental - ou melhor, capital para todos nós, enquanto membros agentes do corpo de Cristo. 

Portanto, a idéia é que essa antologia venha, num primeiro momento, auxiliar o trabalho dos pequenos (e por que não, grandes) promotores de missões espalhados pelas igrejas deste Brasil afora – com poemas para serem declamados em cultos e eventos missionários, ilustrando páginas de informativos de igrejas ou missões, além de sites e blogs. E também, é claro, promover a edificação de todos os leitores e da igreja de uma forma geral. 


A antologia será confeccionada no formato de livro eletrônico, de circulação gratuita pela internet (uso não-comercial), como as outras antologias que já tenho organizado. 

Por isso, desde aqui lhe faço o convite para participar deste verdadeiro projeto missionário. Se você possui, dentre seus escritos, poemas com foco temático em missões ou evangelismo, contribua com esta iniciativa, enviando seus textos para seleção. E caso não possua nada específico no tema, lhe convido ainda a orar a Deus por inspiração, já certo de que Ele a concederá – pois sua participação, meu caro poeta, é muito importante para o sucesso desta iniciativa.

Quanto à quantidade de trabalhos, pretendo publicar um máximo de 3 (três) poemas por autor. Portanto, envie quantos poemas você quiser para a seleção.

Lembro aos irmãos que a idéia da Antologia é de que ela possua caráter eminentemente inspirativo, dando voz poética ao IDE ordenado por Cristo. Portanto, mãos à obra – ou melhor, à pena!
 
Os trabalhos, bem como solicitações de maiores esclarecimentos, devem ser enviados para meu e-mail:  sammisreachers@ig.com.br
Visite o blog Poesia Evangélica

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Apostila: Noções Básicas de Cartografia


No site do IBGE podem ser encontrados, além de muitas informações, diversos materiais para download. Um deles é a apostila Noções Básicas de Cartografia. São 127 páginas onde o tema é abordado de forma rica, porém plenamente compreensível para leigos.

Leia o texto de apresentação do material:

A presente apostila foi elaborada tendo como objetivo não só servir como parâmetro de orientação para o Curso de Noções Básicas de Cartografia, onde profissionais das mais diversas áreas que utilizam direta ou indiretamente a Cartografia ou um produto cartográfico como ferramenta de trabalho no desenvolvimento de suas atividades, possam conhecer todas as etapas que compreendem o mapeamento, mas também voltada aos profissionais do Departamento de Cartografia, propiciando melhor entendimento das fases que antecedem e precedem o seu trabalho.
Visando ainda alcançar a leitores com pouco ou nenhum conhecimento cartográfico, os temas foram abordados de forma objetiva, cabendo aos que desejarem maiores detalhes, uma vasta bibliografia à qual poderão recorrer, parte dela utilizada na compilação desta apostila.

Para baixar a apostila, Clique Aqui.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Racha entre os Sikhs. Surge uma nova religião

Típico seguidor sikh


O Sikhismo é a quinta religião do mundo em quantidade de seguidores. São mais de 23 milhões segundo algumas estimativas. Trata-se de uma religião monoteísta com infiltração do hinduísmo e do islamismo. Surgiu no século XV em uma região chamada Punjab, território hoje dividido entre o Paquistão e a Índia.

Uma característica do homem sikh é sua barba e seu turbante.

É comum os sikhs venerarem homens sábios do passado, chamados de gurus. Os seguidores dos gurus criaram linhas dentro do sikhismo. O sikhismo é um amontoado de pequenos grupos, os seguidores dos tais gurus do passado. O ramo principal do sikhismo que venera o guru fundador considera as outras correntes como seitas. O livro sagrado deles é objeto de conflito. Cada seguidor quer adicionar composições do seu guru preferido.

http://www.gururavidas.org/
Um dos gurus mais venerados é o Guru Ravidass que viveu vários séculos atrás. Os ravidassianos fundaram templos em várias cidades do mundo e contam com uma liderança forte. A separação se deu por causa de um assassinato de um de seus líderes (acompanhe a notícia da Folha de São Paulo). Esta ação desencadeou um movimento separatista entre os sikhstas e os seguidores de Ravidass.

O movimento para criar uma identidade religiosa distinta para Ravidassianos foi liderada por Dera Sachkhand Ballan após o assassinato de Sant Ramananad, um dos líderes da religião em Viena, no dia 24 de maio do ano passado em um templo Ravidass. Sant Niranjan Dass ficou ferido no atentado supostamente realizado por alguns sikhs. O motivo do ataque ainda é desconhecido e a polícia austríaca ainda está investigando o caso.

Dera Sachkhand Ballan anunciou a nova religião, Ravidassia Dharm, em Benares, a cidade natal do Guru Ravidass, na noite de sábado. A ocasião era o 633° aniversário de Ravidass.

Foi também anunciado que a comunidade terá seu livro religioso separado, Amrit Bani Guru Ravidass, contendo 240 hinos do Guru Ravidass, um símbolo separado "Har" e um lema separado "Jai Gurudev". 200 hinos a mais que havia originalmente no livro sagrado dos sikhs.

Símbolo Ravidass
Notícia original, em inglês, aqui.

Vamos orar pelos sikhs e suas dezenas de seitas. Precisam encontrar o verdadeiro Deus! Peça para que Jesus apareça em seus sonhos.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Mapas Ipea: Site interativo traz dados de municípios brasileiros

Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/02/2010

A ferramenta possibilita a consulta e visualização dos dados de 
diversos indicadores e a montagem de mapas personalizados que 
poderão ser usados tanto nas escolas quanto no planejamento público.



O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou o site Mapas Ipea, que permite a visualização de diversas informações sobre os municípios do país.

O Ipea é uma fundação pública federal vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

Dados dos municípios

A ferramenta possibilita a consulta de dados que incluem população, área, Produto Interno Bruto (PIB), rodovias, estatísticas de educação e quantidade de servidores públicos nos municípios.

Por meio dele é possível, por exemplo, obter detalhes sobre as 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

Os mapas permitem, ainda, saber quais municípios têm acesso mais rápido a aeroportos e quais têm mais famílias em situação de pobreza. Qualquer pessoa poderá montar seu próprio mapa, sobrepondo as camadas de dados que lhe interessam, permitindo novos cruzamentos de dados.

Comparação entre cidades

"O Mapas Ipea permite análises simples e rápidas. Por exemplo, um município que não tem sistemas próprios desse tipo pode se utilizar da ferramenta para fazer suas análises, comparar seus indicadores com os de municípios vizinhos", explicou Erivelton Guedes, do Ipea.

Erivelton acrescentou que o portal pode ser facilmente utilizado por qualquer cidadão. "Se um professor de geografia estiver dando aula sobre desigualdade de renda, ele encontrará dados sobre esse assunto no Mapas Ipea." Com o tempo, novos dados serão inseridos.

"Hoje é possível encontrar na ferramenta informações como o número de famílias pobres atendidas pelo Bolsa Família. As obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) serão uma das próximas camadas acrescentadas, devido ao grande interesse público", declarou.

Dados sobre tecnologia

Segundo o assessor, as prioridades de atualização vão ser definidas de acordo com a vontade dos usuários do sistema. Outras informações que poderão ser incluídas no site incluem a distribuição espacial de várias indústrias e indicadores tecnológicos dos municípios.

Elaborado a partir do software livre I3Geo, o Mapas Ipea reúne em um só portal informações públicas que têm como fonte ministérios e outros órgãos federais, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - alguns dos quais utilizam há mais tempo a mesma plataforma.

Utilizando a ferramenta de buscas, ou a partir de ampliação no mapa do Brasil, o usuário chega à cidade que deseja pesquisar. A interface está disponível em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e italiano. De acordo com o Ipea, o portal será constantemente atualizado com novas bases de dados.

O Mapas Ipea pode ser acessado no endereço: http://mapas.ipea.gov.br

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Aprenda Chinês

*

Hoje apresentamos duas dicas para quem quer iniciar seus estudos da língua chinesa.

O primeiro é o site a-China Info. a-China.info é uma associação sem fins lucrativos cujo objetivo é a promoção da língua e da cultura chinesas. Neste site pode encontrar numerosas atividades destinadas à aprendizagem do Chinês. 

 _________________

A segunda dica é de um e-book, APRENDA CHINÊS COM 500 PALAVRAS.
O Livro pode ser obtido via donload gratuitamente. Desenvolvido pela Comissão dos Assuntos Referentes aos Chineses no Exterior, foi escrito pela Profª Ji-Hua Liou, da Universidade Nacional Cheng Chih e traduzida para o português pelo Profº Dr. Alexander Chung Yuan Yang, da Universidade de São Paulo – USP.

Para baixar o e-book, Clique Aqui.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O que fazer em caso de terremoto


Placas tectônicas da terra

NOS PRIMEIROS SEGUNDOS
Apagar o fogo, desligar o gás e desconectar da tomada os aparelhos elétricos que estiver usando
Proteger-se embaixo de uma mesa resistente (se possível cobrir a cabeça com uma almofada ou toalha)
Abrir a porta para garantir a fuga
Não sair correndo para a rua durante o terremoto. O melhor é procurar um lugar seguro dentro do próprio recinto
Se estiver dirigindo, estacionar imediatamente e desligar o motor

NOS PRIMEIROS MINUTOS
Em caso de incêndio, apagar imediatamente utilizando o extintor ou gritar  (incêndio!) para alertar os vizinhos
Tentar colher o máximo de informação possível pela televisão ou rádio

DEPOIS DE CINCO MINUTOS
Verificar o local de refúgio mais próximo (ter sempre à mão a mochila de emergência)
Quem mora próximo à praia, deve ficar atento ao alerta de maremoto (tsunami). Nesse caso, buscar refúgio em um terreno elevado
Ficar longe de muros de concreto e máquinas automáticas
Evitar passar por lugares próximos a rochedos, pois pode ocorrer um desmoronamento
Não refugiar-se no automóvel
Buscar os filhos na escola
Aguardar os familiares no local de refúgio combinado por pelo menos 12 horas


MAIS ALGUMAS DICAS:

Em caso de terremoto, procure ficar calmo. Segundo estatísticas, as maiores causas de ferimentos, em caso de terremoto, são pánico e fogo.

Poderá ocorrer falhas no fornecimento de luz, água, gás, serviço telefônico e internet. As lojas e supermercados poderão ficar fechados por alguns dias. Por isso é importante tomar algumas precauções, tais como:
  • ter reserva de aguá potável, média de quatro litros por pessoa/dia, para cinco dias;
  • ter comida, principalmente enlatada ou seca, suficiente para sua família, por um período de 3 dias, no mínimo;
  • ter água sanitária ou pastilhas para purificar água;
  • mantenha um estojo (kit) de primeiros socorros, com as embalagens fechadas e dentro da validade;
  • tenha sempre a mãos um apito; um rádio a pilhas e lanterna com baterias novas;
  • aprenda e ensine a todos em sua casa como desligar o gás e a central de eletricidade de sua casa;
  • guarde em lugar seguro e de fácil acesso um fogão de campanha, barraca de acampamento, cobertores, remédios de uso continuado e um par extra de óculos, se for o caso;
  • tenha em casa um extintor de incêndios, carregado, certifique-se de que você e os demais moradores de sua casa sabem operá-lo;
  • não coloque móveis em lugares que poderão atrapalhar as saídas de casa. (portas e janelas);
  • prepare uma mochila e deixe-a perto da porta de saída com roupas quentes, lanternas, kit de primeiros socorros, dinheiro cash, toalha, papel higiênico, água, comida, um par de sapatos com solado duro, luvas para prevenir-se de vidros quebrados e cópia de seus documentos pessoais, (passaporte, carteira de identidade, certificado militar, título de eleitor, certificado de saúde, etc),
  • tenha um plano para que seus familiares contatem, por telefone, determinados parentes ou amigos fora da área de risco. Estabeleça dois locais para a familia se encontrar. Um local  poderá ser perto de sua casa e outro distante, caso não seja possível retornar a área de sua casa.
  • Tenha em mente as dificuldades de  viagens depois de grandes terremotos.

Fontes: http://www.ipcdigital.com/br
http://www.portalconsular.mre.gov.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...