sábado, 27 de junho de 2009

A SIL e os Estudos das Línguas Indígenas

A SIL e os estudos das línguas indígenas

Via blog I Believe - Vision 2025 - http://ibelievevision2025jamielnik.blogspot.com

MISSÕES NA ÁFRICA: Curso para Igrejas

*

A MIAF (Missão para o Interior da África) está disponibilizando para sua igreja um curso que trabalha com várias informações sobre o trabalho de evangelização na África, abordando temas como:

* Base Bíblica de Missões
* Antropologia Missionária no contexto Africano
* Povos não alcançados na África
* As Culturas e Religiões Africanas
* Princípios da Missão Integral na Perspectiva Africana
* Os desafios da evangelização no continente Africano.
* Oportunidades de ministério na África através da MIAF

Através deste curso você ampliará seus conhecimentos a respeito do trabalho missionário na África, poderá despertar a visão missionária em sua igreja e incentivar novos vocacionados para o ministério.

Intro África é um curso interativo que utiliza vídeos, powerpoints, grupos de discusão e muito mais!

Entre em contato conosco para mais informações: info@miaf.org.br
Tel.: (43) 3357-1200

Maiores informações também no site da Missão: http://www.miaf.org.br/

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Afinal, para que existimos?

*

Bookworm Art Print


O VALOR de um livro (R$ 30,00) pode ser muito ÚTIL a um missionário na África. Nada contra livros, absolutamente - falo de PRIORIDADES.


No Twitter - http://twitter.com/sammisreachers

sábado, 20 de junho de 2009

450 mil pessoas passam fome em Moçambique!

Mapa de Moçambique

Moçambique tem uma parte da população que vive em estado de fome crônica, situação que entre março de 2008 e o mesmo mês deste ano causou a mortede 103 pessoas, segundo dados do Ministério da Agricultura.

O país africano é uma das nações lusófonas mais afetadas pela fome. A segurança alimentar e energética será discutida, na quinta-feira, na conferência "Cooperação num Quadro Internacional de Desafio Energético e Alimentar", uma iniciativa do Conselho Empresarial da CPLP (CE-CPLP), da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Econômico e Cooperação (ELO) e do Instituto de Investigação Científica Tropical (IICT).

Dados recentes do Secretariado Técnico de Segurança Alimentar e Nutricional (SETSAN) moçambicano indicam que 450 mil pessoas passam atualmente por uma situação de carência alimentar no país.

"Esta situação de carência alimentar já provocou 103 óbitos" de março do ano passado a Março deste ano, disse o diretor-adjunto dos Serviços Agrários do Ministério da Agricultura, Marcelo Chissaque, durante uma reunião do conselho consultivo do SETSAN.

Para a sua sobrevivência, as 450 mil pessoas dependem de apoio alimentar, que está a ser coordenado pelo Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) e pelo Ministério da Agricultura.

Problema crônico

A situação de fome em Moçambique é mais crítica nas províncias de Tete e Zambézia, centro do país, Nampula, norte, bem como Gaza e Maputo, sul.

"Uma das razões desta insegurança é a falta de reservas alimentares. Algumas famílias chegam a passar quatro a cinco meses sem reservas alimentares", afirmou o diretor-adjunto do Ministério da Agricultura.

A seca prolongada e as cheias cíclicas estão também entre as principais causas da insegurança alimentar crônica em Moçambique.

Devido à gravidade da situação de fome, o Governo moçambicano pondera a atribuição de um subsídio às famílias para a compra de alimentos nos locais onde haja disponibilidade de gêneros alimentícios, acrescentou Marcelo Chissaque.

Este subsídio visa mitigar o impacto dos elevados preços dos produtos alimentares. Em certos casos, os preços desses produtos subiram 150 por cento desde Março de 2008, indicou o diretor-adjunto dos Serviços Agrários do Ministério da Agricultura.

Dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) indicam que, só na África, vivem 24 milhões de pessoas em situação de subnutrição, sendo a alta dos preços dos bens alimentares uma das causas.

Fonte: Lusa - http://www.folhagospel.com/htdocs/modules/news/article.php?storyid=11434
Via: http://www.projetoamor.com

quarta-feira, 17 de junho de 2009

FOTO: Desumanidade na Etiópia















Um garoto
bebe água de uma poça, na aldeia de Bule Duba, na periferia de Moyale, próximo aos limites das regiões Somali e Oroma da Etiópia. Seca prolongada, falta de água e pouco pasto conduziram a um conflito entre os grupos étnicos Somali e Borena no sul da Etiópia que deixaram centenas de pessoas mortas, em fevereiro deste ano. A Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC) diz que necessita de 100 milhões de francos suíços para prevenir o conflito, a fome e epidemias, além de restaurar as moradias de 2,5 milhões de pessoas no Chifre da África.

via http://detudoblogue.blogspot.com/

domingo, 14 de junho de 2009

O que é e onde fica o Sahel africano

*

O Sahel (do árabe ساحل sahil, que significa “costa” ou “fronteira”) é a região da África situada entre o deserto do Sahara e as terras mais férteis a sul, que forma um corredor quase ininterrupto do Atlântico ao Mar Vermelho, numa largura que ocila entre 500 e 700 km.
Normalmente, incluem-se no Sahel o Senegal, a Mauritânia, o Mali, o Burkina Faso, o Níger, a parte norte da Nigéria, o Chade, o Sudão, a Etiópia, a Eritreia, o Djibouti e a Somália. Por vezes, usa-se este termo para designar os países da África ocidental, para os quais existe um complexo sistema de estudo da precipitação.
O termo foi cunhado para designar uma região fitogeográfica, dominada por vegetação de estepes, que recebe uma precipitação entre 150 e 500 mm por ano. Pode, portanto pensar-se que a agricultura no Sahel está condenada ao fracasso mas, ao contrário, ela é protegida por uma “cintura verde” constituída por uma flora altamente diversificada, que – por não ter sido usada pelo homem - a protege dos ventos do Sahara.
No entanto, o Sahel tem sido palco de longos períodos de seca que, por exemplo, em 1968-1974 levaram a uma situação de fome nos países da região, o que levou à fundação do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, uma agência das Nações Unidas.
O Sahel é uma área de tensões permantes por causa do crescimento demográfico galopante e as rivalidades tribais.
Ao longo da História da África, o Sahel assistiu à sucessão de alguns dos mais avançados reinos africanos, que beneficiaram do comércio através do deserto, conhecidos como Reinos Sahelianos.

Fonte: Wikipédia

terça-feira, 9 de junho de 2009

Talibês: Um desafio missionário

Os talibês (alunos) são crianças de 3 a 12 anos, que são entregues por seus pais aos Marabouts (mestres do alcorão), para serem doutrinadas nas Daras (escolas corânicas). Com promessas de ensino religioso e educação, muitos pais entregam seus filhos para estes "professores", esperando que os mesmos os encaminhem na sociedade islâmica ou em troca de algum benefício qualquer. No entanto, o que parece ser uma esperança de vida melhor para a criança, torna-se um ciclo de exploração e maus tratos, situação esta que pode ser constatada ao andarmos por qualquer rua de Dakar. São mais de 200.000 crianças vivendo em situações subhumanas, aglomeradas em construções caóticas, expostas a todo tipo de doenças, riscos e abusos.

Assista no link abaixo um vídeo sobre o assunto - está em francês mas as imagens falam por si.
http://www.youtube.com/watch?v=Vvvkfh1jANQ


A cada novo nascer do sol, inicia-se uma sucessão de rituais que envolvem estes pequeninos. Começam sendo obrigados a decorar partes do Alcorão, mendigar nas ruas para conseguir seu próprio alimento, até levantar a quantia mínima de Fcfa$ 500,00 (quinhentos Francos Cefar, equivalente a cerca de R$2,00) por dia, sendo sujeitos a severas punições se não retornarem com o valor exigido pelos seus "mestres". Geralmente o acesso às Daras é restrito e até proibido pelos Marabout. Na semana passada soubemos que em uma destas "escolas" os talibês estariam doentes. Assim, nos oferecemos para cuidar e medicar as crianças por três dias, pois elas estavam todas infestadas com escabiose/sarna. Fervemos suas roupas e medicamos em torno de 50 talibês. É indescritível o ambiente em que aqueles pequenos vivem, e isso porque nos disseram que esta Dara não era das piores. No rostinho das crianças pudemos ver um misto de expectativa e apreensão pela nossa presença, olhar que não sai de nossas mentes. Tristeza e indignação tem nos acompanhado após esta experiência. Não pudemos expressar nada em palavras, mas somos gratos a Ele por esta porta que se abriu, nos dando o privilégio de podermos demonstrar o Seu amor através destas atitudes. Oremos pelos talibês. A APMT tem dois projetos aqui em Dakar que se destinam a alcançar estas crianças. Um é desenvolvido pelas Missionárias Vildene e Ronalda com seus esposos Jerôme e Joseph, e o outro pelo Pr. José Dilson e Marli. Cremos que somente o Evangelho pode mudar a história destes pequeninos. Para tanto, desafiamos irmãos e irmãs a orarem e se disporem a servir ao Senhor aqui no Senegal, envolvendo-se com estes ministérios de alcance dos talibês. Caso queira saber mais informações, entre em contato conosco.

Em Cristo, missionários Marilia e Gerson.

Visite o blog dos missionários: http://gersonmarilia.blogspot.com/

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Encontro Índigena Regional CONPLEI - Julho 2009

Os encontros indígenas promovidos pelo CONPLEI (Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas) têm sido momentos de despertamento, testemunho e encorajamento na Palavra para muitas etnias no Brasil. Motivo de louvor.
No CONPLEI 2008 mais de 1.200 pessoas de 49 etnias estiveram juntas para partilhar do que o Senhor havia feito em suas vidas aqui no Amazonas.
Agora em 2009 haverá um encontro Regional do CONPLEI em Santa Isabel do Rio Negro. Há expectativa de cerca de 1.000 indígenas para aqueles dias em julho. Os irmãos estão se preparando, tirando palha, organizando os alojamentos, providenciando peixe e caça e orando para que todos cheguem em segurança e tenham dias bons.
Pedem nossas orações por segurança nos preparativos (caça, pesca, busca por palha), também por segurança para aqueles que virão de longe, de canoa e barco. Por fim, por provisão do Senhor para alguns ítens importantes que ainda faltam como alimentação e lona para cobertura de alguns alojamentos. Caso você queira de envolver favor escrever para o conpleinorte@hotmail.com

Oremos juntos por esta relevante iniciativa. Uma das ações missionárias mais estratégicas em relação aos povos do Brasil é justamente apoiar a Igreja Indígena que cresce.

Em Cristo,
Ronaldo Lidório

Visite o site do CONPLEI - http://www.conplei.org/
__________

Via Notícias Cristãs

terça-feira, 2 de junho de 2009

Pescando Pescadores - Conheça a Missão MEAP


“Eles pescavam mas não conheciam o Mestre dos pescadores, até o dia em que chegaram uns pescadores de homens, então a história mudou."

Em 1986 nasceu a MEAP (Missão Evangélica de Assistência aos Pescadores), com a missão de comunicar o evangelho de Cristo, plantando igrejas entre os pescadores artesanais do Brasil. Uma minuciosa pesquisa identificou mais de 2.000 comunidades sem o evangelho ao longo dos 8.000 km de nosso litoral. Era início de 1990 e dois importantes resultados foram colhidos. O primeiro foi parceria com várias igrejas, que ajudaram a alcançar as ilhas, plantando novas igrejas. De acordo com a necessidade de cada comunidade, foram nascendo creches, escolas, centros de alfabetização, cursos de capacitação profissional e programas de alimentação e de saúde integral, com médicos e dentistas voluntários trabalhando com prevenção, tratamento e compartilhando testemunhos de relacionamento com Deus. Surgiram ainda projetos de perfuração de poços, construção de casas aos mais pobres e vários outros.

O segundo resultado foi mobilização de muitas igrejas que, por si só e embaladas pelo Espírito de Salvação, largaram sua zona de conforto e invadiram as ilhas e costeiras mais remotas, levando graça e vida por onde passaram e treinando líderes locais onde permaneceram. Quase 1.600 vilas de pescadores artesanais receberam o evangelho nos últimos 18 anos! Restam aproximadamente 400 comunidades a serem alcançadas, quase todas ao redor da ilha do Marajó. Para suprir esta necessidade a MEAP pretende formar, em Janeiro de 2006, sua última base ao longo da costa brasileira (em Macapá-AP). Depois disto se unirá àqueles que têm trabalhado na árdua e tão necessária tarefa de levar o evangelho integral às mais de 30.000 comunidades ribeirinhas de nossa pátria.

Cada cristão brasileiro tem a responsabilidade de unir-se a um projeto missionário e cumprir sua parte na evangelização do Brasil. A MEAP oferece oportunidade ímpar aos que desejam fazê-lo.”

Artigo de Márcio Garcia, pastor e diretor executivo da MEAPMissão Evangélica de Assistência aos Pescadores - http://www.meap.org.br

Este artigo foi tirado da Revista Evangelizar número 04 “Brasileiros não Alcançados”. Para fazer sua assinatura é muito fácil, ligue para 0800-121-911 e fale com um missionário da AMME Evangelizar. Teremos prazer em atender sua ligação.

Fonte: http://www.evangelizabrasil.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...